Fechada Convenção Coletiva dos supermercados

Após meses de negociações entre o Sindicato dos Comerciários, o SindSuper (Sindicato dos Supermercados e Atacados de Auto Serviço do Estado da Bahia) e os representantes das redes de supermercados de Vitória da Conquista, foi fechada a Convenção dos trabalhadores de supermercados da cidade.

As negociações iniciaram no final de 2017, mas só agora foi finalmente assinada. O presidente em exercício do Sindicato dos Comerciários, Joir Souza Sala, que esteve à frente em todo processo de negociação, ressalta que o impasse e a demora para a finalização da Convenção Coletiva se deu devido a categoria patronal querer dar um INPC- Índice Nacional de Preços ao Consumidor,  pulverizado em 12 meses, considerado um absurdo pela entidade sindical.

A Convenção estabeleceu um reajuste salarial de 2% para os trabalhadores que recebiam salário superior ao piso da categoria em janeiro de 2017. Ela também garante pisos salariais por função, sendo estes reajustados em 3%, mesmo percentual e reajuste para as cláusulas econômicas, que assim como as cláusulas sociais foram mantidas.

Vale ainda considerar que os valores referentes aos meses anteriores a assinatura da Convenção deverão ser pagos retroativamente pelas empresas. “É importante que os trabalhadores que tiverem alguma dúvida entrem em contato com a equipe jurídica do Sindicato para demais esclarecimentos sobre os valores acordados”, afirmou o presidente em exercício. Ainda, a Convenção Coletiva dos Supermercados está disponível clicando no link disponível aqui