Esclarecimentos sobre o funcionamento do comércio de Vitória da Conquista nos jogos da Copa

A Copa do Mundo, sobretudo nos dias de jogos da seleção brasileira, abre dúvidas em relação ao funcionamento dos estabelecimentos comerciais, afinal o futebol é uma tradição em nosso país.

Com a Reforma Trabalhista houve a flexibilização nos contratos de trabalho (Lei 13.467/2017), que também veio atingir a Copa do Mundo 2018, dando a possibilidade dos empregados assistirem aos jogos durante o horário de trabalho. Mas vale destacar que para isso acontecer é preciso que haja uma negociação livre, onde cada empresa poderá definir o que acontecerá durante as partidas.

Vale ressaltar que a Reforma Trabalhista criou o parágrafo 2º no artigo 4º da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para dizer que não são computadas na jornada de trabalho algumas atividades particulares que os trabalhadores exercem em benefício próprio, nesse caso incluindo as partidas da copa.

Sendo assim, em Vitória da Conquista o Sindicato dos Comerciários orienta que cada empresa faça um acordo individual com seus empregados referente ao funcionamento nos dias de jogos e encaminhe o mesmo para a assinatura do setor jurídico da entidade.

Em caso de dúvidas ou esclarecimentos, o trabalhador poderá entrar em contato com o jurídico da entidade sindical através do telefone (77) 3421-1352.