Veja como fica o funcionamento do comércio no Corpus Christi

O Corpus Christi, que este ano cairá dia 31 de maio, é uma data importante para a comunidade católica, realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que acontece no domingo após o de Pentecostes, 50 dias depois da Páscoa.

A data não é considerada feriado nacional, por falta de previsão legal, mas pode ser considerada feriado municipal ou estadual caso assim seja deliberado, através de decreto. Em Vitória da Conquista a Prefeitura Municipal por meio do Decreto nº 18.638, não decretou feriado, mas ponto facultativo nas repartições públicas.

Ressaltamos que o Sindicato dos Comerciários não tem poder legal para estabelecer feriados, mas a entidade respeita a importância e a tradição da data para os Cristãos. Por isso, a entidade sindical buscou, juntamente com os representantes do patronal, negociar um horário especial para funcionamento do comércio no dia, que não impedissem as pessoas de praticarem suas tradições religiosas, o que ficou acordado que no dia 31 de maio, os estabelecimentos comerciais funcionarão até às 13 horas. 

Confira aqui na íntegra o acordo estabelecido entre o Sindicato dos Comerciários e o Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista da Cidade.

Ainda em virtude do Corpus Christi e devido o movimento dos caminhoneiros, que tem alterado a mobilidade urbana, os Shopping Conquista Sul e Shopping Boulevard funcionarão em horário diferenciado, ambos das 14 às 20 horas. Vale aqui ressaltar que o empregado deverá receber 100% sobre o valor das horas trabalhadas.

Origem da data:

A comemoração surgiu no século XIII, quando a Igreja Católica sentiu a necessidade de reforçar a presença de Cristo no pão consagrado. A celebração foi instituída pelo Papa Urbano IV em 11 de agosto de 1264.